Sunday, June 1, 2008

Trabalhar para o Bronze

Finalmente, o povoado da Roça do Casal do Meio!
A cerca de 500 m do famoso monumento funerário do Bronze final (recentemente objecto de uma revisão (R.J. Harrison, 2007) , com base na documentação ainda inédita da escavação do início dos anos 70).
Uma das hipóteses que, por diversas razões, ganhou algum protagonismo, foi a de que os dois indivíduos inumados na Roça do Casal do Meio seriam estrangeiros vindos algures do Mediterrâneo, eventualmente da Sicília.
Harrison, com base numa reapreciação dos artefactos votivos (e num modelo baseado na ampla circulação de artefactos metálicos, no mundo mediterrânico dessa época) defendeu, porém, que "they were native inhabitants of the region" (p. 65-66).
Faltava encontrar o povoado.
Até agora, o povoado mais próximo era o Castelo do Mouros, a alguns quilómetros para Leste, num pequeno esporão da vertente Norte da Serra da Arrábida.

Note-se que o povoado agora indentificado se localiza precisamente entre a Roça do Casal do Meio e as Pedreiras, de onde provém um interessante achado metálico do Bronze final (machado de alvado, com dois anéis laterais e foice com nervura).

O povoado implanta-se num cabeço dominante, embora com escassa defensabilidade natural e a área de dispersão dos materiais de superfície é relativamente extensa.


O povoado das Marmitas, com a serra do Risco ao fundo

Detalhe da área do povoado

No comments: