Sunday, April 12, 2009

Holy sabat

Trabalho de equipa: desobstrução espeleológica da Gruta da Cereja.
À superfície, a gruta encontrava-se parcialmente obstruída por escombros de pedreira/cantaria.
Na verdade, a pedra solta que abunda no exterior da gruta e que, em época recente, foi a matéria prima para o fabrico de paralelos, resulta certamente dos derrubes de uma construção, cujos embasamentos são visíveis uns metros a montante da entrada da cavidade.
Os tijolos, telhas, azulejos, faianças, pocelanas e cerâmica comum, recolhidos na superfície da gruta, são obviamente provenientes desse edifício que, atendendo à localização e aos materiais recolhidos, deve ter tido função religiosa, eventualmente relacionada com a gruta e com o vizinho santuário de El Carmen.










































































Os sítios arqueológicos e paisagísticos à volta do Risco Park.

1 comment:

F said...

Olá,

A produtora de cinema O Som e a Fúria está a preparar uma curta-metragem na qual a personagem cai num poço profundo do qual apenas consegue escapar descobrindo, por trás da parede de terra e tapado por tábuas, uma antiga galeria subterrânea que comunica com outro poço, esse de saída acessível.

Estou neste momento à procura de locais apropriados para filmar essa acção, preferencialmente nos arredores de lisboa, sendo estes os seguintes:

- 1 poço/cavidade profunda (com paredes de terra, largura suficiente para, no mínimo, um actor e um operador com câmara, com profundidade de pelo menos 2m)

- 1 galeria/túnel/subterrâneo

Estive a ver o vosso blog e algumas fotografias despertaram o meu interesse (especialmente a Gruta de Cereja).

Uma das condições sine qua non é a possibilidade de acesso de carro, pelo menos relativamente perto, de forma a podermos levar material para o local. Este tem igualmente de oferecer condições mínimas de segurança...

Não possuindo um conhecimento aprofundado da região estou à procura de pessoas que me possam ajudar a localizar esse género de configurações, ou de quem possa ir ao encontro para me indicarem áreas de eventual interesse.

Venho assim perguntar se nos podem ajudar de alguma forma, se me podem dar localizações exactas (especialmente da gruta acima referida), conselhos, se têm alguma excursão planeada a locais que possam ser de interesse para esse propósito...

Fico à inteira disposição para esclarecimentos suplementares. O meu mail é fm@osomeafuria.com

Muito obrigada!

Fabienne Martinot

O SOM E A FÚRIA
R. Sociedade Farmacêutica
Nº40, 3º Esq
1150-340 Lisboa
PORTUGAL
Tel: +351 21 358 25 18 / Fax: +351 21 358 25 20
www.osomeafuria.com