Wednesday, January 7, 2009

Meia Velha

Área ocupada pelo sítio da 1ª Idade do Ferro da Meia Velha (mancha laranjada). 1. Meia Velha; 2. Meia Velha 8; 3. Gruta do Eremita.
Sesimbra vista da extremidade da plataforma da Meia Velha

Paisagem da Meia Velha: uma extensa rechã, cortada por falésias abruptas, com abrigos na base.

Meia Velha 8. Muros arruinados, de época recente, sobrepondo dois muros ou embasamentos, formando ângulo recto e visíveis apenas ao nível do solo. Estes, provavelmente, são da 1ª Idade do Ferro, atendendo aos materiais recolhidos na área.

Aspecto geral das estruturas da Meia Velha 8


A gruta do Eremita, vista do esporão, junto às estruturas da imagem anterior. A partir de agora, esta gruta é altamente suspeita de ter tido enterramentos da 1ª Idade do Ferro.

Os mesolíticos andam aí. Duas lamelas, a juntar a uma terceira, sem cerâmica neolítica, será o quê? É olhar para a cara do Miguel...



Revendo dados das prospecções de 2007 (em que o Miguel tinha já participado), identificou-se o primeiro sítio de habitat da 1ª Idade do Ferro: antes tínhamos identificado as primeiras ocupações em gruta (eventualmente funerárias), dessa época, em território sesimbrense.


De facto, o sítio tinha antes sido definido, com base na presença de cerâmica manual, como pré-histórico, sendo igualmente feita referência à presença de cerâmica de roda.


Numa análise mais atenta, verificou-se que, entre a cerâmica de roda, havia material mais patinado e outro mais fresco, correspondendo este, claramente, a uma dispersão de materiais (off site), relacionável com a estrumada dos terrenos, de época contemporânea.


Os materiais da Idade do Ferro, para além das referidas cerâmicas patinadas, incluem asas de rolo e bordos extrovertidos.


O habitat estende-se entre um esporão muito conspícuo, na borda da plataforma (onde se localizam as estruturas Meia Velha 8) e uma área a montante com cerca de 1 ha confirmado.








Por último, os trabalhos anteriores tinham registado vários achados avulsos, contituidos por seixos talhados, que confirmámos. Em dois pontos diferentes da plataforma, identificámos ainda três lamelas de sílex, uma delas usada como suporte de um possível geométrico fracturado.


A ausência de cerâmica pré-histórica permite colocar o mesolítico como a cronologia mais provável... mas vamos ainda testar a coisa.


1 comment:

Ricardo Soares said...

Os olhinhos até brilham hehehe